"Para bem conhecer a natureza dos povos, é necessário ser príncipe, e para bem conhecer a dos príncipes, é necessário pertencer ao povo."


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

I Colóquio de Filosofia da EEFM Wilebaldo Aguiar


No último dia nove de dezembro foi realizado na EEFM Wilebaldo Aguiar, em Massapê, o I Colóquio de Filosofia – “Filosofar é necessário”. Para o evento que certificou quem participou se inscreveram quase duzentas pessoas.

O evento foi brilhantemente conduzido pelo Prof. Ivan Nascimento. A abertura dos trabalhos foi feita pela Diretora Ana Georgele que agradeceu a participação dos alunos conferencistas e a presença das pessoas que ali estavam presentes para prestigiar a exposição dos alunos e dos professores convidados.


Em seguida o Prof. Wagner, num breve discurso expôs que o preconceito de alguns profissionais em dizer que os alunos não têm capacidade de ler e interpretar textos filosóficos não permite aos alunos este contato essencial e defendeu ainda a necessidade destes de se embrenharem nos textos escritos pelos próprios filósofos a fim de poderem de fato viver uma experiência filosófica.

Iniciando, portanto, o ciclo de palestras, o Prof. Kleber apresentou a conferência: Mytho – Fonte de Conhecimento Preparação para a Filosofia, onde os alunos puderam viajar pela cultura grega antiga. Logo após sua fala, a Prof. Tatiana expôs a comunicação: Escolha Profissional – Seus Desafios. Aqui a Profa. Tatiana apresentou aos alunos seus futuros dilemas que um dia enfrentarão.

Após as duas palestras de abertura chega o momento mais esperado: a apresentação dos alunos. Quem iniciou foi a aluna do 2º Ano A, Jennifer Rodrigues do Nascimento. Ela apresentou os conceitos de liberdade natural e liberdade civil em Rousseau. Sua apresentação feita de forma muito madura e numa linguagem compreensível encantou a todos. Em seguida, foi a vez da Maria Regina Galdino Lima, aluna do 2º G. Com ela, a plateia mergulhou na filosofia de Sartre. Com sua conferência os espectadores conheceram um novo sentido para conceitos como existência, nada, liberdade e angústia. A terceira conferência foi apresentada por Nicilânya Albuquerque Andrade, 3º D. O tema trabalhado por ela foi: O Trabalho – Atividade Humana ou Atividade Genérica. Em sua apresentação, Nicilânya abordou o trabalho nas perspectivas de Smith e Marx de forma muito clara facilitando, portanto, a compreensão dos que assistiam à sua explanação. Por fim, Luis Carlos Silva de Sousa, aluno do 1º F, apresentou Amor e Conhecimento no discurso de Sócrates em O Banquete de Platão. Sua exposição, a última da noite, foi feita de forma descontraída conseguindo, por isso, pelo domínio do conteúdo e por um dos focos do tema abordado (o amor), prender a atenção dos espectadores.


Após às apresentações houve, ainda, as considerações do Prof. João Mauricélio Teixeira dos Santos, professor da EEP D. Walfrido Teixeira Vieira e da Profa. Tatiana Guimarães Gonçalves elogiando não apenas a alta capacidade dos alunos como também suas afinidades com o conhecimento filosófico. Finalizado foi feita a solenidade de certificação dos alunos conferencistas e, em seguida, sorteio de livros de filosofia para os espectadores.

Por Wagner Gomes.

Nenhum comentário: